segunda-feira, junho 30, 2008

O que são os Remédios de Bach (Florais de Bach)


São um método simples e natural de curar através do uso de certas flores silvestres. Os remédios, que tratam das desordens da personalidade do paciente e não da condição física individual, foram descobertos pelo Dr. Bach por volta dos anos 30. Depois de praticar durante muitos anos uma medicina convencional e, também, numa linha homeopática, o Dr. bach foi levado a perceber que o que caracterizava as desordens físicas das pessoas não era tanto as muitas categorias de doenças, mas as condições psicológicas que as geravam.

Alguns anos depois ele estava apto a reconhecer essas condições psicológicas e descobriu um remédio para cada caso. Os remédios foram descobertos nas flores silvestres e nas árvores do campo - no poder de cura de que Deus dotou a natureza.

O homem sempre fez uso de ervas medicinais. Até bem recentemente, todos os preparados farmacêuticos se baseavam no uso de substâncias naturais. Contudo, os Remédios de Bach não usam o material físico da planta, mas a energia essencial que se encontra dentro da flor.

Essa energia curativa é extraída de modo particular e acondicionada num líquido conservante. A substância sutil assim extraída é usada para tratar a causa da doença num nível sutil.

Com isso queremos dizer que, enquanto a maioria dos remédios trata o mal físico com uma substância física, os Remédios de Bach tratam a causa psicológica ou invisível com uma energia também invisível.

No campo do que é chamado popularmente de "medicina alternativa", existem formas de cura que estão mais ou menos em sintonia com as descobertas do Dr. bach. E é importante frisas que nenhuma forma de cura tem o privilégio de ser a melhor e a mais eficiente; tudo se torna adequado por vias diferentes. Entretanto, é evidente que as descobertas do Dr. Bach representam uma abordagem revolucionária no campo da medicina e que pode ser sintetizada na seguinte frase, que ele costumava dizer: "Tratem o paciente e não a doença." Não importa qual seja a doença manifestada no corpo físico - pode ser asma ou pé de atleta - a causa primeira dessa condição poderá ser erradicada se pudermos precisar e contrabalançar o desequilíbrio que existe na psique do paciente.

Um exemplo irá demonstrar como funciona esse relacionamento na prática. Suponhamos que duaspessoas, sem nenhuma relação entre si, tenham passado pela experiência de um choque profundo. Uma delas poderá ter se envolvido num acidente automobilístico, porém sem se ferir fisicamente, estando bastante abalada. Nas semanas que se seguem ao acidente, poderá sofrer de constantes dores de cabeça e náusea. No segundo caso, suponhamos que a pessoa seja um banqueiro que tenha sofrido uma mudança repentina e severa na sua fortuna. Ao saber das notícias, ele tem um derrame que resulta numa paralisia parcial de seu braço direito. Os tratamentos que poderiam ser aplicados para essas duas condições físicas seriam nomalmente diferentes; porém, se tratarmos o estado psicológico de cada paciente tornar-se-ia evidente que ambos estariam sofrendo os efeitos de um choque, embora sejam diferentes as manifestações no corpo,

Seguindo orientação do Dr. Bach, começaríamos por prescrever STAR OF BETHLEHEM, remédio para todos os tipos de tristezas repentinas, desgostos e em caso de acidente. Quando o choque é neutralizado, o efeito se dissolverá e desaparecerá.

Da mesma maneira, uma pessoa que sofre de ciúmes ou medo, de autopiedade ou ressentimento, poderá manifestar fisicamente esse estado psicológico de várias formas. O ciúme poderá ser a causa básica de câncer ou pleurisia e a autocompaixão poderá causar enxaquecas ou dores nas costas. A doença física não é importante; o estado psicológico é que precisa ser tratado.

Alguém poderá argumentar que esta é uma maneira simplista de encarar a doença. Entretanto, citaremos o Dr. Bach quando disse: "É a simplicidade combinada com os efeitos todo-curadores das essências que torna tudo tão maravilhoso."

Num um capítulo posterior, poderemos analisar a questão de como os remédios funcionam; por ora, há uma outra pergunta a responder: "Os remédios funcionam?" E a resposta é bastante clara: "Funcionam."

Inevitavelmente, existem certas doenças que se situam além do campo de ação deste tipo de medicina e algumas condições que se adaptam melhor a outros tipos de tratamento; mas, como veremos mais adiante, os Remédios de Bach podem ser aplicados eficazmente em quase todas as circunstâncias.

Julian Barnard - 1979 - do livro: Um Guia para os Remédios Florais do Dr. Bach

------------
para maiores informações sobre o Dr. Edward Bach, sua formação, suas pesquisas e sua filosofia, visitem o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Bach

----------

“ A saúde é nossa herança, nosso direito. É a completa e total união entre alma, mente e corpo. Isto não é um ideal longínquo e difícil de alcançarmas, tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos.”

Dr. Edward Bach, em 1930.


Emagreça de verdade

Leia o artigo Bulletproof coffee – Uma receita inusitada!   Redação     16 de fevereiro de 2016     Café ,  Preparo e Dicas Trad...