Postagens

Mostrando postagens de Junho 1, 2008

Saiba mais sobre o caminho das emoções no corpo

da Folha de S.Paulo

A linha da medicina que susca compreender as interações mente-corpo trabalha com base na descoberta de que os sistemas límbico (área no cérebro responsável pelo controle das emoções) e imunológico trocam sinais químicos o tempo todo. Ou seja, as emoções atuam no corpo, e o corpo, nas emoções.

Resposta ao estresse - Em uma situação interpretada como ameaça-uma discussão, um imprevisto no carro, um ato de violência-, o corpo automaticamente se prepara para fugir ou lutar. Ao registrar o alerta, o cérebro libera o hormônio adenocorticotrópico (ACTH) por meio da hipófise, que ativa as glândulas supra-renais e faz com que produzam outros dois hormônios, o cortisol e a adrenalina. Essa descarga hormonal provoca o aumento dos batimentos cardíacos e do teor de açúcar no sangue (caso o corpo precise de combustível para se defender, por exemplo)

Dano à saúde - Passada a situação estressante, os níveis hormonais tendem a voltar ao normal. O problema é quando o estresse se torna …

TV Gazeta dá merecido destaque à Homeopatia

Assista no link abaixo a matéria veiculada pela TV Gazeta, no último dia 21 de maio, sobre “Tratamento Homeopático conquista pacientes na rede pública, onde foi implantado”. A reportagem traz também uma entrevista com a Dra. Sandra Salles, da USP, e destaca as vantagens da Homeopatia para os usuários, os medicamentos que não agridem o organismo e a iniciativa do governo criando a PNPIC e abrindo para a população a opção de acesso no SUS.

http://www.tvgazeta.com.br/jornaldagazeta/video_destaques/2008/21maio08/21_mai_08_03.php

Portaria 917 - Ministério da Saúde

"Em 5 de maio de 2006, o Ministério da Saúde baixou a Portaria 917, incluindo as medicinas complementares, dentre as quais a fitoterapia e as essências florais, no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Portanto, a população já pode reivindicar o atendimento com florais nos Postos de Saúde de cada cidade brasileira. Acreditamos que a regulamentação da produção dos florais não deverá demorar muito. A Terapia Floral já está sendo ensinada e pesquisada em conceituadas universidades do Brasil e de diversos países. Existem teses de doutorado, dissertações de mestrado e milhares de monografias, além de publicações científicas sobre a Terapia Floral, principalmente no Brasil".Fonte: Dr. Breno Marques da Silva - Doutor em Físico-Química/Eletroquímica Orgânica pela USP, criador do sistema floral de Minas.

Parecer da OMS sobre os Florais

“Cada remédio floral trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala. Eles são excelentes para o autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito.”(H. A. W. Forbes, Selected Individual Therapies; em Bannerman et al., Traditional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization - WHO, 1983).

Shiatsu Facial - O toque mágico

Imagem
O Shiatsu Facial é uma massagem japonesa com a ponta dos dedos, utilizando técnicas como, apertar, apalpar, esfregar e tamborilar, pressionando e puxando, em pontos específicos da face, onde vai trabalhar a liberação de áreas com energia bloqueada, suavizando marcas de expressão ao mesmo tempo que nutri os músculos, estimula o sistema circulatório, tonificando-os e proporcionando vitalidade. Indolor, é uma terapia muito relaxante, uma vez que libera áreas tensionadas por emoções acumuladas, descongestionando e aliviando o cansaço, trazendo assim uma expressão mais tranquila e jovial. O tratamento deve ter uma manutenção constante, mas em média, em 10 semanas a expressão facial terá obtido uma nova vitalidade, sendo que já nas primeiras sessões os resultados já se mostram satisfatórios. Contudo exitem algumas restrições, como para peles com acne (devido ao aumento da produção sebácea) e com câncer de pele ou ferimentos. Pessoas que estejam com febre também não podem ser submetidas ao s…