Postagens

Mostrando postagens de Junho 22, 2008

Medicina Tradicional unida às Terapias Holísticas = Um ser Humano Feliz

Imagem
Já repararam como é fácil demais darmos ouvidos às receitas de chás de nossas mães e avós? E porque? Porque confiamos nelas... e porque todo mundo sabeque plantas curam, quando utilizadas com sabedoria e seriedade ! ou no mínimo, aliviam muitos problemas de saúde. E porque então não procuramos entender outros métodos de medicina alternativa que também são muito eficazes e sérias ? Porque não nos preocupamos em saber quem, porque e como elas foram desenvolvidas.
É sabido que, com toda a sua eficácia e importância, a alopatia trata dos fins e nunca dos "começos"! E muitos de nós também não estamos muito interessados em saber quem, como e nem porque remédios alopáticos foram desenvolvidos, apenas seguimos o fluxo do hábito ocidental que de modo geral, se basea no imediatismo das soluções de quaisquer problemas, sejam eles políticos, econômicos ou da saúde.
À menos que uma dor seja muito forte ou muito constante, basta comprarmos na farmácia um analgésico de nossa preferência e t…

Óleos essenciais são arma contra ansiedade

Imagem
CLAUDIA SILVEIRA da Revista da Hora
O poder tranqüilizante dos óleos essenciais de laranja e de lavanda já é reconhecido e amplamente difundido pela aromaterapia. A prática se baseia na inalação ou na massagem com óleos vegetais para desfrutar os benefícios que as plantas podem trazer.
Desde que a utilização dessas duas substâncias se tornou popular entre os brasileiros, o hábito vem despertando o interesse da ciência, inclusive de pesquisadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Um grupo coordenado pela bióloga Rita Mattei Persoli testou em laboratório o poder desses óleos essenciais e conseguiu comprovar a ação sedativa e relaxante de ambos.
Isso significa que quem sofre com os sintomas da ansiedade, como sentimento de apreensão, palpitações e transpiração, ganha um aliado no combate a essa sensação, muitas vezes incontrolável. Remédios para tratar o mal já existem, mas, segundo a bióloga, eles produzem diversos efeitos colaterais, como boca seca, alteração de memória e d…

Avaliação dos efeitos centrais dos florais de Bach

Pesquisa Científica RESUMO
Os Remédios Florais de Bach (RFB), constituem um método alternativo de tratamento usado largamente na terapêutica de várias patologias em muitos países do mundo. Os RFB são reconhecidos como tratamento natural pela OMS desde 1956. Embora o mecanismo de ação dos RFB ainda não tenha sido elucidado, eles vêm sendo indicados para o tratamento de várias doenças neuropsiquiátricas. O objetivo do presente trabalho foi detectar possíveis efeitos centrais dos RFB em modelos farmacológicos utilizados na pesquisa de substâncias com efeitos ansiolíticos, hipnóticos, antidepressivos e neurolépticos. Para tanto, camundongos receberam um tratamento agudo via oral (0,45 mL) 1 hora antes dos testes. Os resultados mostraram que os florais Gorse e, em conjunto, White chestnut, Agrymony e Vervain exibiram perfis antidepressivo e hipnótico, respectivamente. No modelo de ansiedade foi detectado efeito ansiolítico do floral Agrymony. Entretanto, não foram observados efeitos neurolép…

Comportamentos indicativos do transtorno de déficit de atenção e

no sub-item 4.2. Outras abordagens terapêuticas

.......

Técnicas de relaxamento podem auxiliar crianças hiperativas de mais idade, tais como: Yoga, Tai-chi-chuan, Liangong, Meditação. O aprendizado dessas técnicas de relaxamento traz um maior controle sobre a agitação (característica do distúrbio). Outro tratamento alternativo é com Florais de Bach não sendo reconhecido como
medicação pela Associação Médica, mas
é uma constante a informação pelos
pais de melhora significativa das crianças tratadas com eles. Porém, é necessário buscar informação séria e vasta para sua utilização.

fonte: http://www.efdeportes.com/efd62/atencao.htm (UNIFIEO - Centro Universitário FIEO (Brasil) )

Cavalos também respondem aos Florais

Imagem
Sabemos que animais domésticos — gatos, cachorros etc. — respondem a um tratamento com os florais de Bach. A entrevista com uma terapeuta de equitação em Arlesheim, Alemanha, revela que as essências florais também podem ser aplicadas em cavalos.O que significa terapia de equitação?A terapia de equitação pode fazer parte da terapia global de deficientes físicos e mentais e pode ser valiosa na fisioterapia. Para pessoas com grave comprometimento das funções motoras, epilépticos, autistas e pessoas com deficiência mental leve a profunda, a equitação com cavalos, especialmente treinados, tem ajudado muito.Quais são as qualidades exigidas do animal para esse trabalho difícil?Em primeiro lugar, precisamos de um animal inteligente, que tem vontade de aprender e trabalha de maneira confiável. Isto só é possível com animais saudáveis. O pequeno grupo de animais com que trabalho — um árabe, dois conemaras e um islandês — passa a maior parte do tempo ao ar livre, em cavalariça aberta. Até o árab…