Postagens

Mostrando postagens de Junho 29, 2008

Medicina vibracional: nova medicina que incorpora conceitos da física quântica

Imagem
por Alex BotsarisQuem é cinéfilo ou freqüentador de locadoras de vídeo já ouviu falar de uma produção americana chamada “Quem Somos Nós”. Depois de ficar mais de seis meses em cartaz em salas de cinema alternativas, em cidades como Los Angeles, Nova Iorque, Rio e São Paulo, tornou-se a coqueluche das locadoras. Há uns seis meses atrás, os interessados precisavam esperar duas semanas ou, as vezes, três, na fila, para ver o filme. Esse filme, uma mistura de documentário e ficção, é estrelado pela atriz premiada com Oscar, Marlee Matlin, e se propõe a discutir o que sabemos sobre a vida humana, numa perspectiva dos avanços mais recentes da física quântica e das neurociências. Filme sobre física quântica "Quem Somos Nós" faz crítica ao materialismo predominante na medicina e é um manifesto de um movimento chamado de medicina vibracional, que i…

Falando sobre "A Medicina Doente"

Imagem
"Holistas como o psicólogo Giulio Vicini, membro da equipe que implanta, no Senac de São Paulo, um curso de graduação em medicina tradicional chinesa, e a especialista em alimentação e educação Hildegard Richter prevêem que a medicina do futuro será totalmente "vibracional", baseada nas energias sutis e nos processos psíquicos. Mas, a médio prazo, o que se espera é uma composição entre sistemas médicos divergentes. "A medicina acadêmica e a medicina alternativa não são antagônicas, mas complementares", lembra o homeopata paulistano Antonio César Ribeiro Deveza da Silva. O único receio de boa parte dos terapeutas holísticos é que a medicina oficial acabe assimilando as terapias alternativas, adaptando-as ao modelo biomédico e restringindo seu exercício aos médicos. "Isso desfiguraria por completo aspectos terapêuticos que são parte de um sistema coerente", afirma Eduardo Alexsander Amaral de Souza, terapeuta oriental e reichiano no Rio de Janeiro.&quo…

Hospital adota terapia alternativa para ajudar a tratar câncer

Imagem
Meditação, ioga e acupuntura são algumas das práticas usadas no Albert Einstein; modelo é chamado de medicina integrativa
Técnicas já são adotadas em hospitais de referência em oncologia nos EUA e podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O Hospital Israelita Albert Einstein incluiu práticas como meditação, ioga, acupuntura e reiki no tratamento do câncer. O modelo, chamado de medicina integrativa, é semelhante aos adotados em instituições de referência internacional em oncologia, como o M.D. Anderson e o Memorial Sloan-Kettering Center, nos EUA.A inclusão dessas técnicas, até bem pouco tempo desacreditadas na área médica, tem sido motivada pela grande demanda de pacientes que procuram por tratamentos complementares quando têm um diagnóstico de câncer. Além disso, atualmente, há vários estudos controlados demonstrando a eficácia e a segurança delas. No último congresso mundial de câncer, no início do mês, em Chicago (EUA), estudos demonstraram que a acupuntura, por exemplo, pode…

Meditação com Florais

Imagem
Por Gabriel Meissner. São Paulo, 27 de março de 2007
Os florais de Bach podem auxiliar a meditação. Eles transmutam uma série de estados mentais que formam obstáculos à boa prática meditativa. Todos enfrentamos dificuldades em desenvolver uma boa meditação, as quais são superadas naturalmente com disciplina, persistência e orientação. Mas podem ser superadas mais facilmente se utilizarmos florais orientados aos estados mentais que nos atrapalham. Por isso, dentro os 38 florais de Bach, selecionei os que parecem ter mais probabilidade de serem úteis a este fim.
Isto não quer dizer que outros florais não possam ser úteis também. Se achar que a dificuldade que você enfrenta para meditar atualmente não é tratada por nenhum dos florais de Bach mencionados neste artigo, recomendo que estude os outros e encontre aquele que parece certo para você.
A dificuldade mais clássica da prática meditativa é o intenso e incessante fluxo de pensamentos em nossa mente, que não nos permite desenvolver a conc…

O que são os Remédios de Bach (Florais de Bach)

Imagem
São um método simples e natural de curar através do uso de certas flores silvestres. Os remédios, que tratam das desordens da personalidade do paciente e não da condição física individual, foram descobertos pelo Dr. Bach por volta dos anos 30. Depois de praticar durante muitos anos uma medicina convencional e, também, numa linha homeopática, o Dr. bach foi levado a perceber que o que caracterizava as desordens físicas das pessoas não era tanto as muitas categorias de doenças, mas as condições psicológicas que as geravam.
Alguns anos depois ele estava apto a reconhecer essas condições psicológicas e descobriu um remédio para cada caso. Os remédios foram descobertos nas flores silvestres e nas árvores do campo - no poder de cura de que Deus dotou a natureza.
O homem sempre fez uso de ervas medicinais. Até bem recentemente, todos os preparados farmacêuticos se baseavam no uso de substâncias naturais. Contudo, os Remédios de Bach não usam o material físico da planta, mas a energia essencia…