Projeto facilita aprendizado sobre exame neurológico

Publicado em Boa ideiaEnsino
03 de julho de 2014
Já está no ar, através do portal MinhaUFMG, o site do Projeto Exame Neurológico, desenvolvido por professores e alunos da Faculdade de Medicina da UFMG. Trata-se de uma plataforma de ensino virtual que oferece material de apoio para que o estudante de medicina possa aprofundar seus conhecimentos para realizar corretamente o exame neurológico.
A coordenadora do projeto e professora do Departamento de Clínica Médica (CLM), Sarah Teixeira Camargos, reforça que esta é uma ferramenta a mais para auxiliar os alunos da graduação. “Agora, o estudante tem a oportunidade de ver quadros neurológicos alterados em vídeo que ele não conseguiu ver em aula. Então, é uma forma de ajudar esse aluno a ter mais contato com o exame”, explica.
A ideia surgiu quando o Departamento de Clínica Médica foi contemplado com o Projeto de Incentivo à Qualidade do Ensino da Graduação (PIQEG). Foram oferecidas quatro bolsas para estudantes da graduação, que desenvolveram o site em oito meses. Atualmente, seis alunos trabalham voluntariamente no projeto, juntamente com a professora Sarah Camargos, e contam com a colaboração dos professores Paulo Caramelli e Francisco Cardoso, também do CLM.
Exame neurológico
O site é uma plataforma de vídeos curtos que não tem som, apenas imagem, e conta com as seções exame normal; exame alterado; correlações anatomoclínicas e material didático.  No “exame normal”, a atividade é feita com os próprios alunos, para lembrar como o exame é realizado. Já no “exame alterado”, os vídeos foram gravados com pacientes,  sem a identificação da face. Também existe a parte “correlações anatomoclínicas”, em que desenhos anatômicos, feitos por um estudante, mostram a correlação anatômica e clínica em vídeo do exame neurológico.  Há ainda o “material didático” disponível para download de guias de bolsos e livros.  Além disso, o site ainda tem seção de contatos, equipe do projeto e bibliografias indicadas.
O site do “Projeto Exame Neurológico” só pode ser visualizado por estudantes da universidade, através do login no MinhaUFMG. A intenção é que, futuramente, o acesso seja liberado para que outras pessoas tenham acesso.
Ainda de acordo com a professora Sarah Camargos, o site “é uma forma complementar de aprendizado e o nosso objetivo é que estudantes fiquem familiarizados com o exame e tenham mais interesse na área, além de manter um canal de comunicação para alunos, professores e comunidade acadêmica”, avalia.



http://www.medicina.ufmg.br/noticias/?p=40420


Postagens mais visitadas deste blog

União de duas terapias consegue reabilitar pacientes que sofreram derrame

O Templo das Emoções